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Varejo em foco

Mercado segmentado: atendimento de acordo com o gosto do cliente

Especialização dá o tom no varejo americano como uma maneira de as empresas se diferenciarem e se tornarem atraentes aos consumidores.

large_shoprite

As visitas aos modelos varejistas norte-americanos contemplaram alguns dos mais importantes formatos que atuam no país, como superlojas de descontos, supermercados tradicionais, gourmet, independentes e de nicho, alternativos e drugstore.

Um desses modelos é a Wakefern Food Corporation, uma cooperativa com 49 membros que administram 295 lojas da Shop Rite, com um faturamento anual de 12 bilhões de dólares e um crescimento de 7% ao ano, e que, para competir com gigantes varejistas como Walmart e Target, dá a receita para se sobressair.

“Quando se compete com o Walmart, não é só contra ele, mas contra os outros que estão abaixo dele. Ele é um competidor duro, mas temos de encontrar pontos de fraqueza do Walmart e combatê-los. Por isso, investimos em melhores serviços, principalmente nos produtos perecíveis, coisa que eles não têm”, disse Natan Tabak durante apresentação para os empresários no centro de distribuição da companhia.

Shop Rite onion

Ao visitarmos uma das lojas da rede de supermercados Shop Rite topamos com vários exemplos de como como funciona o atendimento de acordo com o gosto do cliente. Todos os dias, uma nutricionista está pronta para tirar as dúvidas com relação ao melhor cardápio a ser consumido, seja para a família ou para os filhos. Em especial, a medição do colesterol é uma prática constante no mês de setembro, e o teste de diabetes também é realizado para quem se interessar.

Com um alto índice de judeus na vizinhança, uma seção com espaço privilegiado na loja apresenta mais de 300 produtos kosher.

SHOPRITE-KOSHER

“Estamos envolvidos com a comunidade e buscamos entender o que os clientes procuram. Por isso, fazemos pesquisas contínuas para atender aos seus desejos e aprender o que precisamos fazer para atendê-los. O consumidor é livre para decidir o que quer encontrar na loja”, afirmou Tom Urtz, vice-presidente de Recursos Humanos da Shop Rite.

Esses dois exemplos servem para ilustrar que um forte investimento em serviços de interesse dos consumidores pode reverter em um movimento constante e contínuo nas lojas, além de trazer um bom retorno financeiro ao varejo.

“Nossas ações levam em conta a demografia do local, além dos princípios de valor da comunidade em que o estabelecimento está instalado”. disse Urtz.

Fonte: REVISTA DISTRIBUIÇÃO

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