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Varejo em foco

As Poderosas da Nova Classe Média Brasileira

mulher compras sacolas_getty

As consumidoras emergentes da nova Classe C conseguiram aumentar sua renda em 78%, nos últimos 8 anos. Como esse novo cenário influencia o consumo e a escolha das marcas?

Um novo estudo realizado pela Abril Mídia em parceria com o Data Popular apontou macrotendências encontradas entres as mulheres da nova classe média e a maneira como as consumidoras emergentes reagem atualmente diante das ofertas de produtos dos vários segmentos, principalmente quando relacionados à alimentação, finanças, moda, beleza, casa e decoração, carro, tecnologia, saúde, educação e turismo.

A pesquisa, chamada de “As Poderosas da Nova Classe Média Brasileira”, revelou que as mulheres da nova classe média movimentaram 19,7 bilhões de reais em produtos de beleza em 2010, o que representa um aumento de 228% em relação a 2002.

Segundo a pesquisa, as mulheres participam de um novo cenário, no qual elasfinish.2jpg estão estudando cerca de 3 anos a mais do que suas mães, engravidam mais tarde e conquistam cada vez mais melhores empregos, tendo foco na formação de uma carreira sólida. Diante disto, é possível verificar que a renda das mulheres da nova classe média subiu 78% entre 2002 e 2010, enquanto que a renda dos homens subiu apenas 40%, no mesmo período.

E se antes, elas buscavam garantir os itens básicos como um computador, celular pré-pago, produtos para o cabelo, prótese dentária e carros usado, segundo a pesquisa, hoje as conquistas das mulheres emergentes chegam a viagens de avião, eletrodomésticos mais modernos, produtos de beleza e perfumes importados, notebook e escolas particulares para os filhos.

E em
relação às marcas?

Quando se trata da relação das mulheres da nova classe média com as marcas, a pesquisa revelou que elas passaram a valorizar mais as marcas de sua preferência e não mais as mais baratas, principalmente as marcas dos segmentos aos quais tinha acesso limitado antes, como roupas e sapatos, eletroeletrônicos, automóveis, móveis e decoração, bancos, TV a cabo e plano de saúde.

Veja abaixo as tendências em cada segmento:

ALIMENTAÇÃO

  • 66% buscam refeições saudáveis e balanceadas.
  • Só 37% valorizam produtos diet e light , contra 66% na classe A.
  • A maioria prefere produtos semi-prontos que permitam dar “toque pessoal” à receita.
  • 6,4 milhões compram algum tipo de congelado todo mês.

FINANÇAS

  • 72% se dizem cuidadosas com dinheiro.
  • 71% planejam antes o que vão comprar.
  • Maioria quer prazos mais curtos de financiamento.
  • Tem orgulho do crédito, que representa segurança em imprevistos.

MODA

  • Gostam de roupas mais curtas, mais justas e mais coloridas que as mulheres da elite.
  • 57% das mulheres abaixo de 34 anos amam novidades.
  • 16 pares de sapato é a média entre elas, enquanto que na classe D, o número é inferior a 5 pares.
  • 60% das mulheres com carteira assinada compram roupas especiais para trabalhar.

BELEZA

  • 70% acreditam que cuidar da beleza aumenta as chances de sucesso na vida.
  • 39% querem emagrecer.
  • 14% delas possuem plano odontológico e o mais novo desejo é corrigir dentes tortos e fazer clareamento.
  • As alisadas começam a invejar os cabelos cacheados, apesar de ainda preferirem o liso, por praticidade.

CASA E DECORAÇÃO

  • 31% querem comprar uma casa nos próximos 2 anos.
  • 62% têm interesse em decoração.
  • 40% querem reformar a casa, enquanto que na elite, só 36%.
  • 80% tem prazer de receber pessoas em casa e a decoração é símbolo de status.
  • 59% consideram cozinha a parte mais importante do lar e querem uma cozinha planejada.
  • Elas preferem casa, mas cogitam mudar para apartamento por causa da localização, financiamento e segurança.
  • Em apartamento, se encantam com a cozinha americana.

CARRO

  • Carro, aqui significa conforto, quando o quesito é não passar mais por constrangimentos em transporte coletivo lotado.
  • 44% compram carro financiado, o que é um índice maior que o dos homens e de mulheres da elite.
  • 64,8% escolhem carro pela potência do motor.
  • 62% valorizam o design na hora da compra.
  • 31% querem comprar ou trocar de carro nos próximos 12 meses.

TECNOLOGIA

  • 74,7% consultam amigos e parentes antes de comprar computador.
  • 65% consultam antes de comprar celular.
  • 46% vão comprar um notebook nos próximos 12 meses.
  • 50,8% vão trocar de celular nos próximos 12 meses.

SAÚDE

  • 61% fazem consultas e exames preventivos – um índice igual ao das mulheres da classe A/B.
  • 72% afirmam cuidar da saúde de toda a família, enquanto que na elite, o número é 63%.
  • 56% compram os remédios da família.
  • Elas preferem os genéricos, exceto para doenças mais complexas.

EDUCAÇÃO

  • 38% querem fazer curso de inglês.
  • 36% querem fazer faculdade.
  • 58% dos universitários de classe C são mulheres.
  • 26 anos é a média de idade das universitárias de classe C, contra 27, há apenas cinco anos.

TURISMO

  • 62% viajaram no último ano, contra 54% dos homens.
  • 72% vão viajar nos próximos 12 meses.
  • 42% das que vão viajar o farão de avião.
  • 20% querem viajar para o exterior.
  • Em 25% das viagens, se hospedam em hotel.

Fonte: EXAME.com

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